Páginas

Foto do fundo: Auto-retrato - São Miguel do Oeste - SC by Alice Elaine

sábado, 5 de setembro de 2009

Lugar muito especial

No Sul do Sul by Alice


Fazia muito tempo que eu não revia aquelas terras, anos que eu havia ficado afastada daqueles cheiros, sotaques e cores.
Agora me eram tão familiar, tão meu. Como se aquele horizonte me pertencesse.
Eu olhava em volta, de dentro do carro em movimento, e via a beira da estrada passando, com um tipo particular de cobertura. Era verão, temperatura amena, sol quente porém a brisa refrescava o corpo e a mente.
Olhei para os campos, que visão boa! Eu via o gado espalhado, pastando sem contar as horas, seguindo o passo de quem vive no meio rural. Eu vi os açudes cheios de água, a benção dos céus, transbordavam de beleza azul, com aguapés e marrequinhas nas sangas.
O cheiro! Cheiro de terra, cheiro de pasto, cheiro de bicho!
E o vento? Por que o vento me parecia tão meu? Era o vento que varria aquele chão, que levantava aquela poeira, vento que cruzava as coxilhas e batia, agora, contra meu rosto.
Suspirei, respirando o ar geladinho, o ar impregnado de minha infância, um ar de estar em casa.
Quando coloquei os pés descalços no chão, que sensação maravilhosa. Senti a areia afundar e inundar os contornos dos pés, terreno arenoso, mas fértil. Muita lavoura, muita plantação, muita pastagem, muita vida!
Parecia que as minhas raízes haviam ficado no passado me esperando, esperando eu voltar para dizer a elas que elas estarão ali, sempre que eu voltar pra aquelas terras...
Meus olhos já não podiam mais ver nitidamente as coisas belas que eu via, estavam embaçados, a garganta fechada, língua grudada, mandíbula cerrada, o peito estufado de ar...
Mais um apertar de lábios, e o choro não pode mais ser contido. Eram minhas emoções afloradas como uma cheia de rio, as lágrimas iam lavando o rosto e trazendo tudo que estava nos cantinhos do coração, lá dentro, onde eu até não sabia que estavam.
Me peguei pensando como aquilo tudo era tão importante pra mim e eu tão pouco sabia, tinham um valor do qual eu não tinha percebido, ainda, pois, naquele exato instante eu descobri o meu lugar, o lugar ao qual me deixa segura de quem eu sou, de onde vim, minhas heranças, costumes e minhas lembranças.
É, eu sei o que é voltar pra casa, voltar para o Sul!

Nenhum comentário:

Onde estão?