Páginas

Foto do fundo: Auto-retrato - São Miguel do Oeste - SC by Alice Elaine

sexta-feira, 22 de julho de 2011

Quem guarda nossas lágrimas?!

Gostaria de compartilhar com os leitores deste Blog este lindo Salmo Bíblico.

Davi compôs este Cântico quando fugiu do assassino Rei Saul e teve que ir para Gate (Cidade natal do gigante Golias, campeão do exército filisteu, que foi morto por Davi. Golias tinha a altura extraordinária de seis côvados e um palmo (2,9 m). Sua cota de malha, de cobre, pesava 5.000 siclos (57 kg) e a lâmina de ferro da sua lança pesava 600 siclos (6,8 kg). (1Sa 17:4, 5, 7) Golias era um dos refains; talvez fosse soldado mercenário no exército filisteu), mas ficou com medo de ser preso quando foi reconhecido pelos filisteus.

Antes do Rei Saul desenvolver inveja e perseguir Davi, ele serviu como músico da corte, à recomendação de um conselheiro de Saul, que descreveu Davi como não apenas “perito em tocar”, mas também como “homem poderoso, valente, e homem de guerra, e conversador inteligente, e homem de bom porte, e Jeová está com ele”. (1Sa 16:18) De modo que Davi se tornou o harpista para o perturbado Saul, bem como seu escudeiro. — 1Sa 16:19-23.

Davi era músico e compositor. Para o povo de Israel a música era muito mais do que apenas distração, era uma parte importantíssima da Adoração de Deus. Haviam pessoas encarregadas como “cabeças dos cantores”, “peritos” e ‘aprendizes’. Tudo isso atesta um elevado padrão de música. — Ne 12:46; 1Cr 25:7, 8.

No cabeçalho lemos:
Ao regente, segundo a Pomba Silenciosa entre os que estão longe. De Davi. Mictão. Quando os filisteus se apoderaram dele em Gate.

Salmo 56


Mostra-me favor, ó Deus, porque o homem mortal me abocanhou.
Guerreando o dia inteiro ele continua a oprimir-me.
Meus adversários hostis têm continuado a abocanhar-me o dia inteiro,
Porque são muitos os que guerreiam contra mim altivamente.
O dia em que eu ficar com medo, eu, da minha parte, confiarei em ti.
Em união com Deus louvarei a sua palavra.
Tenho posto a minha confiança em Deus; não terei medo.
Que me pode fazer a carne?
O dia inteiro eles ferem os meus assuntos pessoais;
Todos os seus pensamentos são contra mim para o mal.
Atacam, escondem-se,
Eles, da sua parte, têm observado os meus próprios passos,
Enquanto estiveram à espera da minha alma.
Lança-os fora por causa daquilo que é prejudicial [deles].
Em ira, rebaixa os próprios povos, ó Deus.
Tu mesmo contaste que sou fugitivo.
Põe deveras as minhas lágrimas no teu odre.
Não estão no teu livro?
Naquele tempo meus inimigos voltarão atrás, no dia em que eu chamar;
Isto sei muito bem, que Deus é por mim.
Em união com Deus louvarei a [sua] palavra;
Em união com Jeová louvarei a [sua] palavra.
Tenho posto a minha confiança em Deus. Não temerei.
Que me pode fazer o homem terreno?
Sobre mim, ó Deus, há votos [feitos] a ti.
Farei a ti expressões de agradecimento.
Pois livraste a minha alma da morte —
Não [livraste] meus pés do tropeço? —
Para que [eu] andasse diante de Deus na luz dos viventes.


Por fingir-se de demente, fazendo cruzinhas no portão, como uma criança, e deixando a saliva escorrer sobre a barba, Davi conseguiu escapar de Gate. (1Sa 21:10-15) e baseado nesta experiência, compôs, além do Salmos 56, também o 34.

Lágrima de chuva by Alice

...

Nenhum comentário:

Onde estão?