Páginas

Foto do fundo: Auto-retrato - São Miguel do Oeste - SC by Alice Elaine

quarta-feira, 21 de março de 2012

Sentimentalidades...

Ao Sol by Alice

Já se passaram alguns dias desde a última postagem e ultimamente minhas postagens não são lá muito profundas, mas, falar sobre e com sentimentos é uma faca de dois gumes.

Quando uma pessoa se abre, trás à tona seus sentimentos mais profundos e sinceros, ela se expõe de tal modo que será sempre julgada por palavras as quais estava sentindo NAQUELE momento em questão. Nunca mais será vista como uma pessoa feliz se a ocasião foi de um desabafo triste. Será rancorosa se a dor que transbordou foi devido a uma revolta por injustiça. Será julgada como fraca se ela simplesmente não aguentava mais a pressão...

O outro lado da moeda também é perigoso, pois, se nunca falar sobre os seus sentimentos, as pessoas vão lhe atribuir os seguintes adjetivos: fria, indiferente, egoísta, orgulhosa, insensível e por aí vai...

São por estes e outros motivos que muitos procuram auxílio nos consultórios médicos. Ainda outros, abrem seu coração a ponto de explodir com o dono da barraquinha de milho, na praia, ou xingando o caixa do banco por  ter o feito esperar por tanto tempo na fila, como se a culpa do seu sentimento de rejeição e carência não existisse em casa, talvez despeje sua vida amorosa na mesa do bar, aos ouvidos do garçom/psicólogo, como bem diz aquela música popular.

Onde eu quero chegar?

Quero chegar ao ponto da questão: "Se eu preciso ser ouvida e todos precisam desabafar, por que é mais fácil falar com um estranho do que com um amigo achegado?".

A resposta está nos parágrafos iniciais... temos medo de ganhar um estigma que durará para sempre no nosso círculo de amizade...

Não se iluda, seu melhor amigo, um dia contará seu segredo. Com MUITAS RARAS EXCEÇÕES uma pessoa não irá guardar um segredo pelo resto de sua vida, pois não é a toa que existem tantos ditados sobre o assunto: "Um segredo só é um segredo quando uma pessoa só sabe", ou "Um segredo entre duas pessoas só é um segredo se uma das pessoas estiver morta" e ainda, o ditado que mais se aplica, "Segredo é aquilo que se conta para uma pessoa de cada vez".

Pois bem, cabe a nós três atitudes:

1º - Tornarmo-nos um bom ouvinte.
   
Tiago 1:19 diz "Sabei isto, meus amados irmãos. Todo homem tem de ser rápido no ouvir, vagaroso no falar, vagaroso no furor;"

2º - Não julgar o que ouvimos com preconceito.

Provérbios 18:13 fala "Quando alguém replica a um assunto antes de ouvi-lo, é tolice da sua parte e uma humilhação."

3º - Aprender a fechar a boca!!!


Provérbios 11:13 - "Quem anda em volta como caluniador está revelando palestra confidencial, mas quem é fiel no espírito encobre o assunto."
Provérbios 17:9 - "Quem encobre uma transgressão está procurando amor, e aquele que continua falando sobre um assunto separa os que estão familiarizados uns com os outros."


É melhor nós nos esforçarmos para ser um bom ouvinte para nossos amigos, pois, muitas vezes quando nos esforçamos para dar um bom conselho para um amigo querido e sobrecarregado encontramos respostas para nossas próprias angústias.

Quando encontramos alguém para nos ouvir, entender e consolar, a sensação é semelhante a foto do gato ao sol, sentimo-nos aquecidos e confortáveis, mesmo que o ambiente não seja lá estas coisas...

Pense nisso e ouça mais!!!

2 comentários:

Audrey disse...

"cause two can keep a secret if one of them is dead"

verdade! meu melhor amigo pra segredos continua sendo meu blog! ahahahaha :)

gostei muito do post, beijo

Alice's Eyes disse...

Beijão, Audrey!!!

Gosto muito guando deixam comentários para mim!!!

Onde estão?