Páginas

Foto do fundo: Auto-retrato - São Miguel do Oeste - SC by Alice Elaine

terça-feira, 21 de outubro de 2014

Grana!!!

Un Peso by Alice


Grana.
Palavra de origem latina referente ao GRÃO!!!
Boa analogia já que por muitos anos a produção de grãos é vista como uma atividade valorizada, não estou falando dos pequenos agricultores, é claro!
Na grande maioria da população terrestre o termo está associado a algumas outras expressões bem comum e corriqueiras...
Por exemplo: 'ter a grana contata'. Imagine a cena: o alegre produtor rural planta o seu feijão e na época de colher o fruto do seu trabalho árduo ao invés de pesá-lo, conta grão por grão... é, isso é que é dureza!!!
Mas, 'ficar sem grana'... ah, isso é algo do cotidiano humano.
Não ter o arroz pra cozinhar, o milho, a lentilha, não ter como obter a farinha pra preparar, pelo menos, um angu...
Na atual situação do mundo em que vivemos, mesmo se eu ganhasse uma boa grana seria muito provável que a praga dos ratos e baratas, que já me assombraram e roeram até minhas roupas, voltassem para usufruir do que não lhes pertencem. Sempre há uma peste que exige o quinhão que nunca mereceram e que sente o cheiro da grana de longe.
Acomode sua grana em um bolso roto, já devidamente sovado pela fricção do dia-a-dia, e igual a uma ampulheta verá seu tempo, suor e esforços escorrerem pouco a pouco pela abertura.
Guarde ela sob o colchão e serão noites sem dormir com medo de sua cama ser roubada enquanto tenta produzir mais grana suportando os dias sonolentos...
Não se preocupe com sua grana e ela será levada pelas aves de rapina, as que rodeiam as carniças, ou aquelas que nada têm e vivem de sobras e oportunismo.
Tranque sua grana num cofre, longe dos olhares, da luz e do alcance de si mesmo e logo perderá o valor...
Seja como for, você irá ficar sem grana!!!
E... pensando bem, não é tão mal assim, é notável a capacidade humana de não se contentar pois está sempre sendo tentado a ganhar mais grana para gastar mais grana com coisas que encherão de grana os celeiros de quem já tem bastante grana.
Pois é, e lembrando dos chavões da vida, use sua grana com sabedoria, pois não é fácil administrar a nossa grana... No fim, ela sempre acaba!
A propósito, eu não ganho grana alguma por aqui...mas, continuo usufruindo o meu 'pão de cada dia'!


Nenhum comentário:

Onde estão?