Páginas

Foto do fundo: Auto-retrato - São Miguel do Oeste - SC by Alice Elaine

quarta-feira, 18 de maio de 2016

Uma Tarde Triste

A copa mais alta by Alice


O ruído agressivo e violento ecoa pela tarde como o prenúncio da morte eminente. É um dia cinza e nublado, como se fizesse o pano de fundo para o que estava prestes a acontecer. A indefesa e exultante árvore não imagina o seu destino, nem por um segundo defende-se ou tem a possibilidade de fugir. Espera passiva pelo ataque da monstruosa arma letal.

Um a um os galhos vão caindo, vão sendo desmembrados da mangueira imponente. Belíssima, esta árvore manteve o frescor do verão próximo às minhas janelas e à minha porta. Deu guarida aos ninhos das pombas e foi poleiro, dos mais altos, para o cantar orgulhoso do Bem-te-vi. Ouve-se ao chão o som oco da queda. Não há pássaros em volta, apenas a motosserra ruge seu bramido ardente e faminto. A natureza faz o silêncio do luto.

O verde derrubado das alturas agora aguarda no solo a sua completa ruína. Não há mais o que tremular ao vento, não há mais flores ou frutos. Foi-se a alegria das crianças, a diversão dos felinos, o abrigo dos pássaros e a beleza para a vista. O desejo de alguns traz a morte e a tristeza para outros. A mais alta e imponente de todas a sua volta foi destroçada, é o mau-agouro para as que ainda persistem...

É o fim. Acabou-se a ilusão e a esperança de que os algozes pudessem mudar de ideia. O carrasco implacável leva a cabo seu objetivo. Finda-se então uma história repleta de vida e abundância. Hoje escrevo com pesar o obituário de uma das minhas mais amáveis vizinhas.

É com grande pesar e angústia no coração que comunico que no décimo sexto dia do mês de maio do ano de dois mil e dezesseis, em torno das quinze horas, executou-se a sentença de morte imposta a Grande Mangueira, que habitou o meio de um terreno de cerca de trezentos metros quadrados, por cerca de vinte anos. Desceu de seus dez metros ao chão à força, mas sem luta e deixou para os que a conheceram e a viram crescer as boas lembranças dos amigos reunidos à sua sombra. Restou aos que a amavam o pranto e a dor da inestimável perda.

Toco da Mangueira by Alice



Nenhum comentário:

Onde estão?