Páginas

Foto do fundo: Auto-retrato - São Miguel do Oeste - SC by Alice Elaine

terça-feira, 21 de outubro de 2014

Grana!!!

Un Peso by Alice


Grana.
Palavra de origem latina referente ao GRÃO!!!
Boa analogia já que por muitos anos a produção de grãos é vista como uma atividade valorizada, não estou falando dos pequenos agricultores, é claro!
Na grande maioria da população terrestre o termo está associado a algumas outras expressões bem comum e corriqueiras...
Por exemplo: 'ter a grana contata'. Imagine a cena: o alegre produtor rural planta o seu feijão e na época de colher o fruto do seu trabalho árduo ao invés de pesá-lo, conta grão por grão... é, isso é que é dureza!!!
Mas, 'ficar sem grana'... ah, isso é algo do cotidiano humano.
Não ter o arroz pra cozinhar, o milho, a lentilha, não ter como obter a farinha pra preparar, pelo menos, um angu...
Na atual situação do mundo em que vivemos, mesmo se eu ganhasse uma boa grana seria muito provável que a praga dos ratos e baratas, que já me assombraram e roeram até minhas roupas, voltassem para usufruir do que não lhes pertencem. Sempre há uma peste que exige o quinhão que nunca mereceram e que sente o cheiro da grana de longe.
Acomode sua grana em um bolso roto, já devidamente sovado pela fricção do dia-a-dia, e igual a uma ampulheta verá seu tempo, suor e esforços escorrerem pouco a pouco pela abertura.
Guarde ela sob o colchão e serão noites sem dormir com medo de sua cama ser roubada enquanto tenta produzir mais grana suportando os dias sonolentos...
Não se preocupe com sua grana e ela será levada pelas aves de rapina, as que rodeiam as carniças, ou aquelas que nada têm e vivem de sobras e oportunismo.
Tranque sua grana num cofre, longe dos olhares, da luz e do alcance de si mesmo e logo perderá o valor...
Seja como for, você irá ficar sem grana!!!
E... pensando bem, não é tão mal assim, é notável a capacidade humana de não se contentar pois está sempre sendo tentado a ganhar mais grana para gastar mais grana com coisas que encherão de grana os celeiros de quem já tem bastante grana.
Pois é, e lembrando dos chavões da vida, use sua grana com sabedoria, pois não é fácil administrar a nossa grana... No fim, ela sempre acaba!
A propósito, eu não ganho grana alguma por aqui...mas, continuo usufruindo o meu 'pão de cada dia'!


segunda-feira, 6 de outubro de 2014

Entre as panelas...

Moqueca borbulhante by Alice


Existe uma singularidade entre cozinhar e lidar com pessoas, pelo menos, do meu ponto de vista.
Lidando com as panelas posso ainda afirmar que é mais fácil que ter que administrar as emoções humanas, pois, normalmente, um ovo terá gosto de ovo... já as pessoas...
Para que não me entendam mal eu explico.
Quando vou cozinhar, gosto de ter uma noção de que materiais vou ter que trabalhar para poder apresentar um bom prato. Penso os temperos, o tempo de preparo, a intensidade do fogo, tudo para chegar ao ponto ideal para sentir o prazer de ter executado um serviço perfeito!
Já no quesito lidar com gente, tudo se complica, as pessoas são confusas, não aceitam serem enfiadas em um caldeirão para amaciar a carne...
Algumas lições que aprendi foram:

  • 'não falar por outros'. Algumas pessoas simplesmente não podem ser representadas por outras, elas não permitem e nem possuem a educação necessária para isso. É como cozinhar mondongo e tentar transformar o gosto e o cheiro em picanha...
  • 'não pensar demais'. Isso é um fato! Quando pensamos demais sobre algo que ocorreu conosco e que foi causado por alguém corremos o risco de superestimar o autor. Muitas vezes ele magoou, feriu ou agiu de modo impensado, como a maioria dos de natureza animal. É o caso do arroz que queima, não adianta tentar justificar, nem por tempero para ver se melhora, ou apagar o fogo e despejar água porque só vai impregnar o cheiro em todo arroz! O que estragou deve ser jogado fora e esquecido, não perca tempo!
  • 'não pagar o mal com o mal'. Sabedoria antiga proveniente do Livro Sagrado! (Romanos 12:17) Errou no sal? Não é jogando mais sal que a comida vai ficar melhor... Se você ainda pretende engolir uma amizade precisa saber como usar antídotos do bem contra o mal. Mas, uma palavra de alerta e cautela, ALERGIA ALIMENTAR MATA, fique longe do que, e de quem, comprovadamente só lhe faz mal.

Eu gosto tanto de cozinhar como gosto de relacionamentos humanos, com todas suas dificuldades e imprevisões, pois, geralmente os resultados são recompensadores!
Como para continuar sobrevivendo neste mundo cruel e imperfeito, mas me relaciono com gente para poder usufruir desta vida!!!
O mesmo poder que um alimento quente e bem temperadinho pode fazer por seu corpo cansado e doente, uma pessoa, suas palavras e suas ações pode lhe dar cura para a alma cansada e deprimida. (Provérbios 25:11)
Sendo assim: "Para o homem não há nada melhor do que comer, e deveras beber, e fazer sua alma ver o que é bom por causa do seu trabalho árduo. Isto também tenho visto, sim eu, que isto procede da mão do verdadeiro Deus. " (Eclesiastes 2:24)


...

Onde estão?