Páginas

Foto do fundo: Auto-retrato - São Miguel do Oeste - SC by Alice Elaine

domingo, 27 de outubro de 2013

Eu entendo perfeitamente...



"Eu te amo, mas não gosto mais de você..."

Ouvi esta frase num filme, pra ser exata no filme de 2011 chamado 'Um dia'. Baseado em um romance britânico... Mas, o que me prendeu não foi a história do casal, mas a frase, foi a circunstância dita, foi o que quis dizer!

Quantas pessoas que conhecemos chamam-se de amigas ou amigos, irmãs ou irmãos. Quantos nutrem sentimentos profundos uns pelos outros e contam com estes na sua vida.

A frase significou muito pra mim... Chorei...

Não pelo contexto do filme, e acho que é esse o objetivo do autor, um bom escritor, ou diretor de cinema não tem por alvo a superficialidade de uma pessoa, como mero expectador, ficar triste com a cena, mas é fazer com que realmente pense nas palavras ou na pintura que desenham do cotidiano.

Quantas vezes repeti em silêncio estas palavras... quantas vezes...

Porém, quantos entenderiam o que elas querem realmente dizer?

Fiquei muito feliz que alguns entendem BEM!!! Soube disso ao ler abaixo da minha postagem no Facebook o comentário:


" ou...eu te amo, mas não gosto de vc agora..."


Laranjal by Alice

quinta-feira, 1 de agosto de 2013

L'Amour... Parte I

Lua Apaixonante by Alice

Como descrever o sentimento mais cantado, sentido e desprezado do mundo?!

Recorro a literatura... porém, não buscarei nas páginas de um Shakespeare...

Os termos hebraicos ʼa·hév ou ʼa·háv (verbo “amar”) e ʼa·haváh (substantivo “amor”) são usadas primariamente para indicar o amor nos sentidos de amar alguém, amar a justiça, amar uma pessoa na qual não se tenha afeição natural por ela, uma devoção altruísta à justiça e um sincero interesse no bem-estar duradouro de outros, junto com uma expressão ativa disso para o bem deles, sendo o sentido e o grau intencionados determinados pelo contexto.

Ex.: "Filho meu, não rejeites a disciplina de Jeová; e não abomines a sua repreensão, porque Jeová repreende aquele a quem AMA, assim como o pai faz com o filho em quem tem prazer." (Provérbios 3: 11,12)

Porém, o grego possui palavras diferentes para descrever as nuanças na qual o Amor se apresenta, como uma simples afeição até o amor capaz de entregar a própria vida em prol de quem se ama.

É deste estudo que eu gosto mais, pois, para uma pessoa que gosta de matemática, como eu, é muito bom saber qual termo EXATO usar quando se trata de amar e receber amor.

Por exemplo, as Escrituras Gregas Cristãs (livros que incluem os quatro Evangelhos até o livro de Apocalipse)  empregam formas das palavras a·gá·pe, fi·lí·a e duas palavras derivadas de stor·gé (não sendo usada é·ros, o amor entre os sexos) sendo que, A·gá·pe aparece com maior freqüência que os outros termos.

O que significam cada uma destas palavras gregas?

fi·lí·a: AMIZADE

Ser amigo de (gostar de [uma pessoa ou de um objeto]), i.e., ter afeição por (denotando apego pessoal, como questão de sentimento ou de afeto).

"Há companheiros dispostos a se fazerem mutuamente em pedaços, mas há um amigo que se apega mais do que um irmão." ( Provérbios 18:24)


Lembre-se da palavra FILADÉLFIA, significa literalmente AMOR DE IRMÃO, mas, com um detalhe, as pessoas não são REALMENTE irmãos carnais, mas SENTEM este amor como se fosse o STORGÉ...

storgé:  AFEIÇÃO POR FAMILIARES, AFEIÇÃO NATURAL

Storgé era a palavra grega geralmente usada para denotar a afeição natural entre membros da mesma família. Paulo profetizou que nos últimos dias as pessoas em geral seriam “sem afeição natural”. — 2 Tim. 3:1, 3.

éros: AMOR ROMÂNTICO; PAIXÃO

A palavra éros, que se refere ao amor romântico, não é usada pelos inspirados escritores bíblicos. Por que não? 

Devido a conotação dada a este tipo de amor na época, pois os gregos adoravam Eros qual deus, curvavam-se em seu altar e ofereciam sacrifícios a ele. Mas, a História mostra que tal adoração do amor sexual somente trouxe a degradação, a devassidão e a dissolução. Talvez seja por isso que os escritores bíblicos não fizeram uso dessa palavra.

Note que estamos analisando as palavras e o que elas SIGNIFICAM!

Quando a Bíblia faz referência ao AMOR ROMÂNTICO, ou em suma, ao AMOR que leva ao SEXO, ela não usa o termo EROS pelo simples fato de que se exige um comprometimento maior entre as pessoas que desejarem usufruir desta DÁDIVA DIVINA. Ela não deixa margem para o uso do Amor Romântico como um passatempo ou diversão inofensiva, como muitos defendem... sendo assim, passamos ao termo grego de maior uso nas Escrituras...

agápe: AMOR BASEADO EM PRINCÍPIOS; AMOR DE DEUS

Este tipo de amor tem a ver com a mente: não é apenas uma emoção que surge espontaneamente no nosso coração; é um princípio pelo qual vivemos deliberadamente. Agápe tem superlativamente a ver com a vontade. Portanto, agápe é o amor governado, ou guiado, por princípios, mas em geral acompanhado de forte emoção.

Esta foi a palavra grega para descrever o AMOR entre os CASAIS!!! Por quê?

Porque nós devemos encarar o casamento como dádiva sagrada de Jeová. Jesus disse a respeito dos casados: “O que Deus pôs sob o mesmo jugo, não o separe o homem.” (Mat. 19:6) Em vez dos casais permanecerem juntos apenas enquanto há atração mútua, devemos encarar o casamento como compromisso sério. Quando surgem problemas no casamento, não procuraremos uma saída fácil, mas nos esforçaremos seriamente em demonstrar qualidades cristãs para tornar feliz a vida familiar. Tal esforço trará felicidade duradoura. — Efé. 5:33; Heb. 13:4.

Em um próximo post trará uma análise da descrição do AMOR (AGÁPE), contida em 1 Coríntios 13: 4-8.


Saber usar o termo certo para revelar o nosso AMOR por outros  nos fará correr menos risco de que confundam os sentimentos...

(Referências: Watchtower Library 2011 e site: jw.org)

domingo, 14 de julho de 2013

O Peso da noite...

Debaixo d'água by Alice


Quantos suspiros, quanta força...
Ah, bombinha...
Mais duas inalações, já perdi a conta feita de duas em duas... tremor. Olho para as mãos, não sei se são elas que balançam ou se é o corpo todo e elas estão inertes.
Oh, músculos...
Quão ciente estou da força que faço pra poder puxar um fôlego... estou nadando a noite inteira numa travessia sem fim, com momento nos quais afundo e mergulho numa escuridão profunda, quando venho a tona, o tempo de oxigênio não me é suficiente...
Ah, o cansaço...
É dia lá fora, fora amanhecendo a cada segundo, um pouco de luz, pássaros felizes a cantar, luz estabelecendo-se cada vez mais, e eu lutando contra mim mesma...
Ah, um chá...
Poejo, água quente... qualquer coisa que me faça bem, eu preciso... Já bebi dois litros de água durante a noite toda, tentando afogar a tosse que não me permite existir...
Que noite... que dia... quantos mais ainda virão antes do derradeiro, quando eu não puder mais lutar...
Hoje eu não existo, apenas subesisto sobre minha enfermidade, esta mesma que me acompanha desde minha tenra idade... ah... morte aos poucos, a cada expirada...

sexta-feira, 5 de julho de 2013

Vento Norte de Julho...

Vento by Alice

Estava lá,
No lugar onde se diz ser sua casa.
Sentada embaixo de uma grande árvore.
Uma Mangueira...
Sol das 15 horas.
E o Vento transporta seus pensamentos para outras terras...


...

segunda-feira, 13 de maio de 2013

Pequena e Linda Tainá...




É intrigante como um fato na vida da gente tem o poder de mudar nosso ânimo e disposição.

Como nossa personalidade pode ser anulada ou relegada a um plano secundário quando algo mais importante e urgente surge no horizonte.

Falo isto porque já faz um tempo que não sinto vontade de postar nada, eu até tiro algumas fotos que gosto, faço coisas que me animam por um tempo, mas, falta algo...

Está escrito e é verdade "A expectativa adiada faz adoecer o coração" (Pro 13:12) e seguindo por esta linha eu justifico minhas atitudes: Meu coração e o de muitos outros estão doentes de preocupação!!!

E o motivo é outro coração... tão pequeno e tão frágil como a Vida pode ser...

Hoje eu uso as palavras escritas como desabafo, em outros momentos o mar que sai de nossos olhos.

Linda menina, menina dos olhos de todos...


A distância tortura ainda mais meus sentimentos, pois não posso abraçar minha tia que sofre com a dor de sua pequena. Não posso ir até ela com uma xícara de chá, um prato de sopinha, um copo de água ou apenas olhar pra ela para que ela veja em meus olhos o quanto a admiro e poder lhe transmitir a força, que talvez, esteja no limite humano possível.

Faço por ela e por todos que sofrem de alguma forma com todo o sofrimento que uma enfermidade pode trazer a uma família, principalmente quando acomete um dos membros mais vulneráveis e sensíveis, orações!

“Não estejais ansiosos de coisa alguma, mas em tudo, por oração e súplica, junto com agradecimento, fazei conhecer as vossas petições a Deus.” (Fil. 4:6)


Peço ao nosso Criador e Dador de todo Presente Perfeito mais força e sabedoria para a equipe médica que trata a pequena Tainá, suplico que conforte os nossos corações e que nos dê a paz de espírito que só nossa fé no futuro pode dar... 
A pequena Tainá está desde o dia 26 de abril de 2013 até a data presente, na UTI do Hospital da Criança Santo Antônio de Porto Alegre apresentando um quadro de problemas cardíacos.


PS.: Tainá recebeu alta e está em casa, aguardando na fila de transplantes, desde o dia 19 de julho de 2013. Ótima notícia!!!

sexta-feira, 8 de março de 2013

Sobre as águas...



Sobre a água by Alice

Dia chuvoso... Um dia perfeito para fotos...

pingos rosa by Alice


...

quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Aos que Gemem e Choram

Flores by Alice

Como não comover-se com tanta dor e angústia depois do dia 27 de Janeiro de 2013. Não há quem não tenha imaginado, nem que por alguns instantes, estar fugindo, sendo sufocado e perdido. Não há quem não sinta o aperto no peito ou empurrão nas costas...

Quem é humano sente empatia...
Quem tem filhos, sente pelos pais que perderam os seus...

Uma tragédia... pessoas felizes e saudáveis que dançam, comem e bebem, sorrindo e brincando com os amigos, encurralados dentro de uma caixa preta, prestes a receber o 'beijo' da morte...

Ah... o que eu posso dizer... não vou desfiar indignações e acusações, não vou perder tempo com o que será decidido em tribunais ou mesas de madeira maciça, não vou questionar desejos juvenis, tampouco lamentar os "SE's"...

Atenho-me ao consolo...

Chore... Pai, Mãe, Tio, Tia, Prima, Primo, Vô e Vó...
Chore... Amigo, Vizinho, Professores e Colegas...
Chore... Repórter, Bombeiro, Enfermeiro e Médicos...
Choremos... Todos nós!!!

Mas, lembre-se:

Deus não precisa de 'Anjos' retirados da Terra, ele já os têm aos MILHÕES nos céus!!!

"E eu vi, e ouvi uma voz de muitos anjos em volta do trono, e das criaturas viventes, e dos anciãos, e o número deles era miríades de miríades e milhares de milhares," (Revelação ou Apocalipse 5:11)

Jeová Deus e seu filho Jesus Cristo amam a humanidade, os homens foram a única criação terrestre que foram feitos à imagem de Deus, incluindo suas qualidades e livre arbítrio. Quando a Bíblia relata a criação de Jesus antes de vir a Terra (como uma personificação da Sabedoria) temos uma descrição vívida destes sentimentos:

"“O próprio Jeová me produziu como princípio do seu caminho, a mais antiga das suas realizações de há muito. Fui empossada desde tempo indefinido, desde o começo, desde tempos mais remotos do que a terra. Quando não havia águas de profundeza, fui produzida como que com dores de parto, quando não havia mananciais fortemente carregados com água. Antes de serem assentados os próprios montes, adiante dos morros, fui produzida como que com dores de parto, quando ele ainda não havia feito a terra e os espaços abertos, nem a primeira parte das massas de pó do solo produtivo. Quando ele preparou os céus, eu estava lá; quando decretou o círculo sobre a face da água de profundeza, quando firmou as massas de nuvens acima, quando fez ficar fortes as fontes da água de profundeza, quando fixou ao mar o seu decreto, para que as próprias águas não ultrapassassem a sua ordem, quando decretou os alicerces da terra, então vim a estar ao seu lado como mestre-de-obras, e vim a ser aquele de quem ele gostava especialmente de dia a dia, regozijando-me perante ele todo o tempo, regozijando-me com o solo produtivo da sua terra, e as coisas de que eu gostava estavam com os filhos dos homens." (Provérbios 8:22-31)

As pessoas que amamos e que vieram a falecer estão num estado de sono profundo, é assim que a Bíblia descreve a Morte. Afirma que nossos entes queridos não estão sofrendo, não estão sentindo e nem sequer vendo-nos sofrer por eles. Estão em inatividade.

"Pois, quanto àquele que está unido a todos os viventes, há confiança, porque melhor está o cão vivo do que o leão morto. Pois os viventes estão cônscios de que morrerão; os mortos, porém, não estão cônscios de absolutamente nada, nem têm mais salário, porque a recordação deles foi esquecida. Também seu amor, e seu ódio, e seu ciúme já pereceram, e por tempo indefinido eles não têm mais parte em nada do que se tem de fazer debaixo do sol." (Eclesiastes 9:4-6)

Porém, temos uma esperança para todos os que vivem ainda e para aqueles que já morreram. Esperança esta que nos consola e nos dá força para continuarmos vivendo e aguardando este grande dia!!!

"“Digo-vos em toda a verdade: Vem a hora, e agora é, em que os mortos ouvirão a voz do Filho de Deus, e os que tiverem dado ouvidos viverão." (João 5:25) 

A Bíblia nos indica que num futuro próximo, e muito próximo, a nossa Sociedade terrestre sofrerá mudanças drásticas e que os problemas deste Sistema de Coisas serão eliminado, pois todo aquele que não preza o bem estar de outros, não ama e não se importa com seus irmãos humanos ou com a criação sujeita ao homem, não é digno de viver numa Sociedade Justa e em Paz.

Logo, quando a Terra estiver com sua Paz restaurada e equilibrada os Mortos serão Ressuscitados, voltarão a viver e poderão usufruir de uma Vida Plena e Feliz.

Isso sim é um Consolo para todos que Gemem e Choram...


...




Onde estão?